A utilização da Matemática como ferramenta para interpretar e analisar a realidade é o tema deste post, em que vamos falar da primeira competência específica da Matemática para o Ensino Médio, proposta pela Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.
Assista ao conteúdo deste post no vídeo a seguir!
Vamos ver o que diz o texto dessa competência.
Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, das questões socioeconômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a contribuir para uma formação geral.
Essa competência propõe que os estudantes sejam capazes de utilizar a Matemática em contextos cotidianos, o que está relacionado ao Letramento Matemático, assunto sobre o qual eu falei bastante em um post específico, cujo link você pode acessar logo a seguir.
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Falar da matemática no cotidiano é falar do caráter utilitário dessa ciência na vida real das pessoas.
Matemática não é coisa só de escola, é coisa da vida.
Muita gente não sabe, sequer, analisar se o que os supermercados chamam de promoção, naquela onda do “leve 3 e pague 2”, é vantajosa.
Quer mais? Como funcionam os impostos e os juros bancários? É verdade que bancos cobram juros compostos, mas quando é para dar desconto, eles utilizam juros simples?
Como é calculado o consumo de energia elétrica aí na sua casa?
E aquelas informações às vezes um tanto complicadas que aparecem nos rótulos dos alimentos industrializados?
Como funciona a tabela de eficiência energética dos eletrodomésticos?
Quem fala que a Matemática não está presente no cotidiano é porque provavelmente não sabe utilizar essa ciência em sua própria vida. E a capacidade de utilizar essa importante ferramenta se relaciona com a atitude de um cidadão que é capaz de fazer julgamentos bem fundamentados.
Outro aspecto abordado por esta competência é a utilização da Matemática para interpretar a situação em contextos relacionados às Ciências da Natureza e Humanas, o que se relaciona com a formação científica geral dos estudantes. Sobre isso, entende-se que a gente pode usar diversas lentes para interpretar a realidade e todas essas lentes são complementares.
A História, assim como as Ciências Humanas em geral, bem como as Ciências da Natureza, são exemplos dessas lentes. E utilizar a Matemática como ferramenta de leitura da realidade no campo dessas outras ciências é o que se propõe com essa competência.
Finalizando o texto da competência, a gente tem a proposição de utilizar a matemática para interpretar questões socioeconômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios.
Sabe os resultados de pesquisas eleitorais ou popularidade de políticos? Normalmente essas pesquisas são acompanhadas por informações gráficas e é muito importante que a gente fique com o pé atrás quando uma informação é super positiva ou super negativa, porque ali pode existir a intenção de favorecer ou prejudicar a imagem de alguém.
E o domínio de algumas estratégias e procedimentos matemáticos pode nos ajudar a entender se uma informação que chega até nós, que utiliza a linguagem matemática como estrutura narrativa, é tendenciosa ou não.
Grande abraço, bons estudos e tchau!