A utilização da Matemática como ferramenta para interpretar e analisar a realidade é o tema deste post, em que vamos falar da primeira competência específica da Matemática para o Ensino Médio, proposta pela Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. 

Assista ao conteúdo deste post no vídeo a seguir!

Vamos ver o que diz o texto dessa competência.

Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, das questões socioeconômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a contribuir para uma formação geral.

Essa competência propõe que os estudantes sejam capazes de utilizar a Matemática em contextos cotidianos, o que está relacionado ao Letramento Matemático, assunto sobre o qual eu falei bastante em um post específico, cujo link você pode acessar logo a seguir.

Leia também:

Falar da matemática no cotidiano é falar do caráter utilitário dessa ciência na vida real das pessoas. 

Matemática não é coisa só de escola, é coisa da vida. 

Muita gente não sabe, sequer, analisar se o que os supermercados chamam de promoção, naquela onda do “leve 3 e pague 2”, é vantajosa.

Quer mais? Como funcionam os impostos e os juros bancários? É verdade que bancos cobram juros compostos, mas quando é para dar desconto, eles utilizam juros simples? 

Como é calculado o consumo de energia elétrica aí na sua casa? 

E aquelas informações às vezes um tanto complicadas que aparecem nos rótulos dos alimentos industrializados? 

Como funciona a tabela de eficiência energética dos eletrodomésticos?

Quem fala que a Matemática não está presente no cotidiano é porque provavelmente não sabe utilizar essa ciência em sua própria vida. E a capacidade de utilizar essa importante ferramenta se relaciona com a atitude de um cidadão que é capaz de fazer julgamentos bem fundamentados.

Outro aspecto abordado por esta competência é a utilização da Matemática para interpretar a situação em contextos relacionados às Ciências da Natureza e Humanas, o que se relaciona com a formação científica geral dos estudantes. Sobre isso, entende-se que a gente pode usar diversas lentes para interpretar a realidade e todas essas lentes são complementares. 

A História, assim como as Ciências Humanas em geral, bem como as Ciências da Natureza, são exemplos dessas lentes. E utilizar a Matemática como ferramenta de leitura da realidade no campo dessas outras ciências é o que se propõe com essa competência.

Finalizando o texto da competência, a gente tem a proposição de utilizar a matemática para interpretar questões socioeconômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios.

Sabe os resultados de pesquisas eleitorais ou popularidade de políticos? Normalmente essas pesquisas são acompanhadas por informações gráficas e é muito importante que a gente fique com o pé atrás quando uma informação é super positiva ou super negativa, porque ali pode existir a intenção de favorecer ou prejudicar a imagem de alguém.

E o domínio de algumas estratégias e procedimentos matemáticos pode nos ajudar a entender se uma informação que chega até nós, que utiliza a linguagem matemática como estrutura narrativa, é tendenciosa ou não.

Grande abraço, bons estudos e tchau!