O trecho a seguir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fala um pouco sobre o trabalho com a Matemática na Educação Infantil.
A Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.
Assista ao conteúdo deste post no vídeo a seguir!
A BNCC propõe seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na etapa da Educação Infantil, que asseguram, justamente, condições de aprendizagem.
As ideias fundamentais desses direitos são:
- Conviver
- Brincar
- Participar
- Explorar
- Expressar-se
- Conhecer-se
Assim, a organização curricular da BNCC está estruturada não em disciplinas ou componentes curriculares, mas em torno de cinco campos de experiências, que são:
- O eu, o outro e nós
- Corpo, gestos e movimentos
- Traços, sons, cores e formas
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Bom, apesar de não haver uma separação de componentes curriculares (também conhecidas como matérias ou disciplinas), a gente consegue destacar a presença da Matemática no último campo de experiências, o campo “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”.
Veja o que a BNCC diz a respeito:
As crianças também se deparam, frequentemente, com conhecimentos matemáticos (contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias, reconhecimento de formas geométricas, conhecimento e reconhecimento de numerais cardinais e ordinais etc.) que igualmente aguçam a curiosidade.
Eu lembro que quando ainda nem sabia ler direito, os números já aguçavam a minha curiosidade.
Desde bem novinho eu ficava testando a paciência da minha mãe quando a gente saía e ficava andando pela rua.
A cada numeração de casa, placa de carro ou número de ônibus eu parava e perguntava: Mãe, que letra é essa? Mãe, e essa letra?
Como eu ainda não sabia ler, pois tinha ali entre dois e três anos, não conseguia diferenciar letras de números, mas sabia que eles indicavam alguma coisa e aquilo ali despertava a minha curiosidade.
Eu citei esse exemplo só para reforçar que as crianças são, naturalmente curiosas a respeito de tudo, de modo que, vejam só, a compreensão de símbolos numéricos já é algo super instigante e desafiador.
Veja o que mais a BNCC fala:
A Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano.”
É isso. A aprendizagem na Educação Infantil deve ocorrer por meio da manipulação de objetos, investigação e testes de hipóteses.
Criando oportunidades para isso, a escola vai permitir que as crianças conheçam o mundo ao seu redor e utilizem esse conhecimento em seu cotidiano.
Grande abraço e bons estudos!