BNCC | Matemática para bebês e crianças

A Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, propõe, para a Educação Infantil, objetivos de aprendizagem para as crianças, de acordo com uma organização em três faixas etárias: 

  • Os bebês, as crianças bem pequenas e as crianças pequenas.

Assista ao conteúdo deste post no vídeo a seguir!

A BNCC propõe seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na etapa da Educação Infantil, que são: 

  • Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar-se
  • Conhecer-se

Além disso, a BNCC, na Educação Infantil, está estruturada em torno de cinco campos de experiências, que são:

  • O eu, o outro e nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Finalizando essa retrospectiva, nós também vimos que a Matemática aparece, com mais corpo, no eixo “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”.

A BNCC diz que, na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais giram em torno de comportamentos, habilidades, conhecimentos e vivências.

E o desenvolvimento do aprendizado tem como eixos estruturantes as interações e a brincadeira.

Já sabemos que, no Ensino Fundamental, prevalece a lógica da seriação escolar, que vai do primeiro até o nono ano.

Já na Educação Infantil, A BNCC organiza os objetivos de aprendizagem em três grupos, separados por faixa etária.

A ideia dessa organização por faixa etária é fazer com que os objetivos estejam alinhados com as possibilidades de aprendizagem e com as características do desenvolvimento das crianças, dentro de cada uma das faixas.

Contudo, essa organização não deve ser vista de forma rígida, porque todo mundo sabe que todas as pessoas possuem ritmos de aprendizagem e de desenvolvimento diferentes, e não seria diferente com as crianças.

Vamos entender como foi proposta essa separação em grupos etários.

Podemos ver que as três faixas etárias estão organizadas dentro de duas estruturas maiores.

A primeira estrutura, “Creche”, concentra a primeira faixa etária, que são os bebês, de zero a um ano e seis meses.

Dentro de “Creche” também está a segunda faixa etária, as crianças bem pequenas, de um ano e sete meses a três anos e onze meses.

A segunda estrutura, “Pré-escola”, envolve crianças pequenas, de quatro anos a cinco anos e onze meses.

Com seis anos, teoricamente, a criança passa a fazer parte do 1º ano do Ensino Fundamental, que é a segunda etapa da Educação Básica.

Grande abraço e bons estudos!